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Cem mil clientes ainda estão sem luz em São Paulo

Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil
Publicado em 16/01/2015 - 16:02
São Paulo

A AES Eletropaulo informou hoje (16) que ainda trabalha para restabelecer o fornecimento para 100 mil clientes (residências e empresas) após as chuvas dos últimos dias. Parte dos afetados está sem luz desde segunda-feira (12), quando uma tempestade interrompeu o fornecimento para 800 mil clientes da concessionária que atende a Grande São Paulo. A empresa disse, no entanto, que já solucionou 99% dos casos.

Ontem (15), moradores da Rua Daniela Crespi, na Vila Sônia, zona oeste paulistana, revoltaram-s contra os mais de três dias que passaram sem luz. Para garantir a volta do fornecimento, eles impediram a saída de um carro da Eletropaulo que estava na rua, sem saída, fechando o acesso com outros veículos. “Depois de tentar falar com a Eletropaulo, com a Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica], milhões de protocolos. Até que resolvemos sequestrar uma perua [van] da Eletropaulo para ver se tomavam alguma providência. E deu certo”, contou a aposentada Madalena Ybañez, que participou do protesto.

Apesar da revolta contra a concessionária, Madalena disse que os moradores pagaram almoço para os funcionários que estavam no carro preso. Em seguida, a empresa mandou outro veículo, mais bem equipado, que resolveu o problema. Segundo a aposentada, a falta de energia aumentou o desconforto causado pelas altas temperaturas que têm sido registradas na capital paulista. “Além de ficar em um calor horroroso sem ventilador, sem nada – na geladeira foi tudo jogado fora”, reclamou.

A administradora Thereza Reis, que mora há 35 anos no bairro, nunca tinha ficado antes tanto tempo sem energia. “Minha mãe está acamada, teve AVC [acidente vascular cerebral], faz uso de insulina – tudo se perdeu”, contou Thereza. Ela reclamou do atendimento da concessionária: “já nem atendiam a gente no telefone. Simplesmente prometiam que vinham aqui e não apareciam.”

O consumidor que tiver problemas de falta de energia pode fazer uma reclamação ao Procon e, dependendo do caso, solicitar abatimento na sua conta pelo tempo em que não teve o serviço prestado. Em casos de aparelhos e eletrodomésticos danificados, ele pode pedir, no prazo de 90 dias da ocorrência, ressarcimento à Eletropaulo. Após vistoria e comprovação do problema, a concessionária terá de restituir o valor do produto, substituí-lo ou repará-lo.