logo Agência Brasil
Geral

Companhia de abastecimento do Rio faz campanha de consumo consciente de água

Da Agência Brasil
Publicado em 28/02/2015 - 16:27
Rio de Janeiro

A Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae) promove até amanhã (1°) mais uma ação da campanha “Toda gota conta”, na Praia de Copacabana. A iniciativa ocorre simultaneamente ao torneio de vôlei de praia Melhores do Mundo, que reúne os principais jogadores do Brasil e dos Estados Unidos. O objetivo da ação é conscientizar e estimular a população a evitar o desperdício de água.

Durante a competição, os agentes vão distribuir material educativo, como panfletos e cartilhas, com dicas sobre como economizar no consumo. Entre as orientações está verificar o funcionamento das torneiras e fechá-las enquanto não utiliza água, assim como reduzir o tempo de banho.

O presidente da Cedae, Jorge Ferreira Briard, acredita que o consumo consciente da população pode ajudar a evitar períodos de desabastecimento. “Nos últimos dez anos, se observa comportamento hídrico diferenciado. Cada pessoa precisa fazer sua parte para reverter o problema. Mudança de hábitos na rotina devem ser incorporadas na vida de todos de forma definitiva e não apenas neste período."

A recepcionista Eweliny Hygino, de 26 anos, mora na Taquara, zona oeste do Rio, e reclama do desperdício de água na sua região. “Aqui vejo muitas pessoas lavando as ruas e calçadas. Meu vizinho esquece a bomba ligada, ontem ficou à noite toda despejando água”, relatou.

A Cedae fez algumas comparações para mostrar como o consumo consciente traz impactos na economia de água. De acordo com a companhia, a descarga comum consome 6 litros, enquanto a de pressão menor gasta a metade. Segundo a Cedae, ao usar mangueira para lavar as calçadas durante dez minutos, por exemplo, gastam-se cerca de 200 litros de água. Se o morador usar balde e vassoura, no mesmo período de tempo, gastará somente 10 litros.