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Manifestação pede solução para falhas em linhas de trens em São Paulo

Via Mobilidade administra linhas 8 e 9 de trens metropolitanos
Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil
Publicado em 18/05/2023 - 12:15
São Paulo
Linha 8 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM, operada pela ViaMobilidade, na estação Lapa.
© Rovena Rosa/Agência Brasil

A Frente Povo Sem Medo fez nesta quinta-feira (18) um protesto em frente à sede do Grupo CCR, empresa controladora da Via Mobilidade, concessionária que administra as linhas 8 e 9 de trens metropolitanos de São Paulo. Os manifestantes levaram faixa e cartazes para a entrada do edifício comercial, que fica na zona sul da capital paulista, reivindicando providências contra as constantes falhas do serviço.

Na manhã de quarta-feira (17), problemas no sistema de energia da Linha 9 – Esmeralda, que liga a zona sul paulistana a Osasco, na parte oeste da região metropolitana, fez com que os trens operassem por uma única via. Assim, os passageiros enfrentaram mais de duas horas de atrasos. Segundo a concessionária, o problema teve início às 10h17 e foi solucionado às 12h34.

Proposta de acordo

Há um mês, a Via Mobilidade apresentou uma proposta de acordo para o Ministério Público de São Paulo, com a previsão de R$ 87 milhões em investimentos. Em março, a promotoria havia informado que, em razão da série de descarrilamentos e problemas técnicos registrados recentemente nas linhas privatizadas 8 e 9, havia encerrado todas as negociações de acordos com a Via Mobilidade e que tinha decidido "tomar as providências necessárias" para a extinção do contrato de concessão.

De acordo com a Via Mobilidade, os novos recursos serão aplicados em cinco frentes: melhoria nas estações Antônio João, Barra Funda, Presidente Altino, Primavera Interlagos, e a implantação de tecnologia que permitirá aos usuários, em tempo real, saber os horários de chegada e partida das composições.

A Via Mobilidade, consórcio formado pela CCR e pelo Grupo Ruas, ganhou, em 2021, a concessão para administrar as linhas 8 e 9, que eram mantidas pela estatal estadual Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O contrato tem validade de 30 anos. A empresa também mantém a Linha 5 – Lilás do sistema de metrô.

Problemas constantes

Desde que a empresa assumiu a operação das linhas, os passageiros vêm sofrendo com as constantes falhas do serviço.

Em março, um parecer elaborado pela área técnica do Ministério Público de São Paulo apontou para a necessidade de medidas emergenciais para garantir a segurança da Linha 8  - Diamante, que liga a região central paulistana à parte oeste da região metropolitana. Segundo o documento, era preciso ainda fazer manutenção e modernização de equipamentos antigos.

O relatório foi elaborado para embasar o trabalho dos promotores no inquérito sobre dois acidentes ocorridos na linha em 2022. Em março do ano passado, um trem bateu contra uma barreira de proteção na Estação Julio Prestes, na região central paulistana. Em dezembro, a mesma composição descarrilou na Estação Domingos de Moraes, na zona oeste da cidade. Ninguém ficou ferido em nenhuma das situações.

Na manifestação desta quinta-feira, a Frente Povo Sem Medo cobrou explicações sobre as denúncias veiculadas no último fim de semana de que houve redução no tempo de formação de condutores após a privatização.

Outro lado

 A Via Mobilidade informou, por nota, que ainda aguarda resposta do MP a respeito da proposta de acordo apresentada em abril. Mas informa que já investiu, desde janeiro de 2022, quando assumiu a operação das linhas 8 e 9, mais de R$ 1,7 bilhão em melhorias.

Entre os investimentos, a Via Mobilidade destaca a aquisição de 36 trens novos da Alstom. "O primeiro deles está em fase final de testes e entra em operação comercial até o final de maio", ressalta o comunicado. 

Para o trabalho de melhoria dos trilhos e parte elétrica do sistema, a empresa afirma ter triplicado o número de equipes empenhadas. "O trabalho de manutenção precisa ser realizado durante a madrugada, quando o transporte não opera, em janela curtíssima de tempo entre 1h e 3h da manhã", justificou sobre porque os investimentos em melhoria acontecem de forma gradual.

A empresa diz ainda que o treinamento dos operadores dura ao menos quatro meses, conforme estipulado no contrato de concessão.

Matéria alterada às 15h47 para acréscimo de informação da Via Mobilidade.