logo Radioagência Nacional
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: os desafios do rádio educativo-cultural

Baixar
Rádio MEC
03/09/2022 - 11:01
Rio de Janeiro

O rádio é um meio de comunicação de massa de longo alcance e com custos de produção bem mais modestos, comparados aos das outras mídias.

Só por isso, sua aplicação permanente como ferramenta complementar à formação educativa e cultural já estaria amplamente justificada. Mas há ainda muitos outros argumentos …

Além de ser um meio de transmissão e de comunicação, o rádio proporciona a extensão e o enriquecimento da experiência humana através do sentido da audição. E alcança, inclusive, populações sem muita intimidade com a cultura letrada. 

Aprender e ensinar através da escuta, de narrativas ficcionais, relatos de experiências, audição musical ou mesmo da experimentação artística, com combinação dos sons, silêncios e da palavra falada é "áudio educar".

Este parece ser mesmo um destino irrevogável da radiofonia no Brasil desde a fundação da Rádio Sociedade por Roquette Pinto. 

A chegada da internet permitiu a transmissão de som, ao vivo ou gravado, para qualquer parte do mundo, sem necessidade de autorização estatal. Também possibilitou a exploração de novos públicos e a retomada ou a  inovação dos formatos radiofônicos.

Apesar de oferecer ferramentas e possibilidades que a tornam potencialmente mais interativa e democrática, a internet ainda não está acessível a todos os habitantes do globo terrestre. E  onde ela não chega, lá está o rádio, há mais de cem anos.

Com pesquisas para nortear a adequação dos conteúdos aos seus mais diversos públicos, gestão descentralizada e independente dos humores comerciais ou políticos e profissionais capacitados, o rádio ainda vai dar muito o que ouvir…

Cem anos em 100 programas

100 anos rádio no Brasil
100 anos rádio no Brasil - Arte EBC

Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.

A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.

x