Atualmente, o consumo de audiocasts ou podcasts cresce vertiginosamente no Brasil e no mundo. Mas você sabe como o formato surgiu?
Ele nasceu gerando dúvidas nos pesquisadores porque, apesar de não ser transmitido pelas ondas hertzianas, o audiocast também usava a linguagem radiofônica.
E agora as emissoras de rádio também oferecem alguns de seus conteúdos em formato de podcasts. A multiplicidade de gêneros e temas dos podcasts é um dos seus mais importantes diferenciais.
Estudos apontam que o tema cinema, séries e cultura pop é líder absoluto das produções, seguido por esportes e recreação e comportamento.
Com o enorme crescimento do público ouvinte de podcasts, os modelos de negócio do setor também vêm se modificando ao longo dos anos. Atualmente, as grandes plataformas de transmissão de audiocasts seguem muito mais o gosto do público, do que ditam as tendências de mercado.
Seu maior desafio é aprofundar a personalização dos conteúdos, sem perder o elemento surpresa, que é o fator que mais mobiliza a audiência de podcasts.
Cem anos em 100 programas
Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.
A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.