"Natal Sem Fome" chama atenção para a insegurança alimentar no Brasil
A Ação da Cidadania lançou, nesse domingo (16), o Natal Sem Fome, a maior campanha solidária da América Latina. A Praia de Copacabana foi escolhida como palco da mobilização nacional.
O lançamento contou com uma árvore de Natal decorada com carcaças e restos de alimentos, uma mesa para lembrar a celebração da ceia, e um totem, de fazer compras, onde cada pessoa pode simular compras gastando até R$ 300, renda mensal de 18% das famílias brasileiras.
A campanha quis usar o cenário de uma das orlas mais famosas do mundo para chamar a atenção das pessoas sobre a gravidade da fome e da insegurança alimentar no pais.
De acordo com levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, atualmente mais de 33 milhões de brasileiros passam fome. Dados da Rede, divulgados recentemente em parceria com a Ação da Cidadania, apontou também que a insegurança alimentar é maior em lares com crianças abaixo de 10 anos.
O Rio de Janeiro não foi escolhido por acaso para para o lançamento da mobilização nacional. O estado tem mais de 15% da população sem ter o que comer.
A campanha Natal Sem Fome deste ano integra o “Pacto pelos 15% com Fome”, movimento liderado pela Ação da Cidadania, que completou três meses na última sexta-feira (14) e já arrecadou 1500 toneladas de alimentos.
As doações para o Natal Sem Fome podem ser realizadas pela internet até o final de dezembro, na página oficial (www.natalsemfome.org.br) ou através do PIX: doe@natalsemfome.org.br.