Com o fechamento do comércio, as pessoas estão comprando mais pela Internet, sejam itens de primeira necessidade, como alimentos e bebidas, até roupas, sapatos e objetos para casa. Com isso, a quantidade de reclamações por problemas como atrasos no envio de mercadorias, extravios ou a não entrega de produtos têm aumentado.
O Procon do Distrito Federal, por exemplo, registrou um aumento de mais de 60% nas reclamações de compras pela Internet, na comparação de março de 2019 com o mesmo período deste ano. O órgão diz que não pode afirmar se o aumento é todo em decorrência da pandemia, mas que a procura pelo Procon está maior, sim.
Lorena Contreiras, diretora de Atendimento ao Consumidor do Procon-DF, orienta as pessoas a tentarem acordos com as empresas, no caso de problemas, antes de procurar os órgãos de defesa do consumidor. Isso desafoga os atendimentos e garante mais rapidez na resolução.
"A gente recomenda o bom senso, que é primordial para tentar resolver as questões. A primeira ação do consumidor deve ser o contato com a empresa."
E para ajudar os clientes neste momento tão delicado, Lorena Contreiras dá algumas dicas para evitar problemas com compras virtuais.
"Verificar se consta o CNPj da empresa, evitar clicar em links recebidos através de redes sociais, e dar preferência a entrar diretamente no site da empresa e efetuar a compra por lá".
O atendimento presencial dos Procons em todo país está reduzido, justamente para evitar a disseminação do novo coronavírus. A orientação é usar os canais digitais para registrar as reclamações, como o site consumidor.gov.br ou ligar, de graça, para o Procon do seu estado.