Pesquisa do setor elétrico aponta melhora na média de satisfação dos clientes em 2020 em relação ao ano anterior. O estudo, apresentado nesta segunda-feira, aponta 74% de satisfação entre mais de 23 mil consumidores em 856 municípios de todas as regiões do país.
Em 2019, a média foi de 70% de satisfação, a pior desde 2001. A melhor avaliação da pesquisa, que é realizada desde 1999, foi em 2009, com 79% de satisfação.
Para Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, autora da pesquisa, a melhora na avaliação ocorreu porque as empresas consumidoras continuaram funcionando durante a pandemia, como explica o presidente da instituição, Marcos Madureira.
Mariliane Rudson, síndica de um prédio em Brasília, fala que o serviço da CEB, distribuidora de energia do Distrito Federal, vem realizando um bom atendimento.
Já Patrícia Oliveira, também moradora do Distrito Federal, reclama da dificuldade de negociação de contas em atraso com a distribuidora.
A pesquisa da associação das empresas mede a satisfação dos clientes em relação a indicadores do serviço, como fornecimento de energia sem interrupção, tempo de corte e quedas de luz, informações da conta de luz, atendimento e comunicação com o cliente.
No ano passado, por exemplo, a pesquisa registrou que os consumidores ficaram em média 12,8 horas sem energia contra 13,2 de 2019.
As principais causas de insatisfação foram em relação a problemas de comunicação da empresa, como a falta de informação sobre o corte do serviço.
O estudo também mostra uma pequena redução do percentual médio dos gastos com energia elétrica na renda familiar, de 6,9% em 2019 para 6,8% em 2020.
A CEB informou que o índice de aprovação do consumidor da empresa nesta pesquisa foi 4,6% superior a 2019. Sobre os débitos, a distribuidora informou que um novo sistema está em implementação que vai permitir o parcelamento em até 12 vezes na própria conta de luz.