Quem viaja para estudar, trabalhar ou curtir atividades de lazer, além da experiência em si, quer sempre ter uma recordação boa do local visitado e dos serviços oferecidos. É pensando nessa premissa, que a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, lançou nesta quinta-feira, a campanha “Pirata não! O barato pode sair caro”.
A ideia é coibir a comercialização de serviços turísticos clandestinos, como destaca o secretário municipal de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues.
José Carlos Soares, presidente do Sindicato dos Guias de Turismo da Paraíba, explica como motoristas de aplicativo estão atuando de forma ilegal no setor turístico.
Além das ações de conscientização, a campanha também busca promover uma maior adesão dos profissionais que atuam ou prestam serviços ao trade turístico ao Cadastur, que é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico, criado pelo Ministério do Turismo em parceria com os órgãos do segmento nos 26 estados e no Distrito Federal.
A adesão ao Cadastur é gratuita. Para isso, basta entrar no site cadastur.turismo.gov.br e preencher um formulário. Além dos guias e das agências de turismo, o cadastro é obrigatório para acampamentos turísticos, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parques temáticos e transportadoras turísticas.
Segundo relatório divulgado este ano pela CNC, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, somente em 2023, os feriados prolongados e pontos facultativos devem injetar mais de 74 bilhões de reais no turismo brasileiro. Esse valor equivale a 18% da previsão de faturamento do ano para o setor. A expectativa é de crescimento de 2,9% no faturamento do setor de turismo neste ano, segundo o relatório da confederação.