O volume de vendas do comércio varejista brasileiro caiu 0,6% de outubro para novembro de 2022. É a primeira queda desde julho do ano passado e veio depois de uma alta de 0,3% na passagem de setembro para outubro.
Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Com o resultado, o setor se situa no mesmo patamar de junho de 2022, e 3,6% abaixo do recorde da série, ocorrido em novembro do mesmo ano.
Das oito atividades pesquisadas, seis tiveram resultados negativos em novembro. As principais influências sobre o índice geral vieram de combustíveis e lubrificantes que caíram -5,4%, e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, com queda de -3,4%.
O gerente da pesquisa, Cristiano Santos, afirmou que as vendas da Black Friday ficaram abaixo do esperado, o que contribuiu para o resultado ruim.
Também registraram desempenho negativo livros, jornais, revistas e papelaria; tecidos, vestuário e calçados; outros artigos de uso pessoal e doméstico; além de hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo.
O varejo apresentou, no entanto, altas na média móvel trimestral de 0,3%, na comparação com novembro de 2021, de 1,5%, e no acumulado do ano de 1,1%.