Esse gesto em benefício da sociedade tem um grande potencial que ainda não é utilizado. Para se ter uma ideia, somente 3% das pessoas físicas e 23% das jurídicas fazem essa destinação, de acordo com a Receita Federal.
Falando em valores, os dados de 2022 mostram que apenas R$ 278 milhões de um universo de mais de R$ 9 bilhões foram doados por pessoas físicas aos fundos especiais e a projetos de incentivo à cultura, de produção audiovisual e relacionados a atividades desportivas. Já a destinação de pessoas jurídicas, no ano passado, foi de R$ 774 milhões de um potencial de mais de R$ 3 bilhões.
Pensando nisso, a Receita Federal lançou, nesta terça-feira (21), a campanha 'Eu Sou Cidadão Solidário'.
Pela ação, pessoas físicas que optarem pela declaração completa vão poder destinar até 6% do imposto devido para essas iniciativas.
Marcos Borges, coordenador-técnico da campanha, destaca o protagonismo do contribuinte que adere a essa ação de cidadania.
No ato de entrega da declaração, o cidadão pode destinar até 3% aos fundos de proteção aos idosos e mais 3% aos fundos de proteção a crianças e adolescentes. Essa indicação é feita na última etapa da declaração e gera um DARF, conforme explica Marcos Borges.