Vendas no varejo recuam 0,1% em fevereiro, segundo IBGE
O volume de vendas de comércio varejista no país recuou 0,1% na passagem de janeiro para fevereiro, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta terça-feira (25), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na passagem de dezembro para janeiro, o setor havia crescido 3,8%.
O varejo cresceu 0,2% na média móvel trimestral. O equivalente a 1% na comparação com fevereiro de 2022; 1,8% no acumulado do ano e 1,3% no acumulado de 12 meses.
Em fevereiro, 6 das 8 atividades do comércio varejista tiveram queda. As mais significativas foram: equipamentos e material para escritório informática e comunicação, que caiu 10,4%, e o ramo de tecidos, vestuário e calçados, que vendeu 6,3% menos que em janeiro.
Duas atividades tiveram alta: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, com 1,4% de vendas. E a categoria livros, jornais, revistas e papelaria, que teve impulso de 4,7%. O coordenador da pesquisa, Cristiano Santos, cita outros números relativos às atividades analisadas.
O volume de vendas do varejo ampliado, que inclui também materiais de construção e veículos/peças, cresceu 1,7% na passagem de janeiro para fevereiro. O segmento de veículos, motos, partes e peças cresceu 1,4%. Porém, a categoria material de construção caiu 2%.
O varejo ampliado teve altas de 1,8%, na comparação com janeiro, 6,6% em relação a fevereiro do ano passado e de 11,7% no acumulado de 12 meses. O varejo ampliado é composto de dez categorias, entre elas, combustíveis, produtos alimentícios e material de construção.