Petrobras divulga nova estratégia de venda para gasolina e diesel
A Petrobras divulgou nesta manhã a nova estratégia de venda de diesel e gasolina que vai substituir a paridade internacional de preços.
Com o anúncio, a empresa deixa de obedecer obrigatoriamente a política de paridade internacional do petróleo, que tinha como referência o dólar e o mercado exterior.
De acordo com a nota, a estratégia comercial tem como referências o custo alternativo do cliente e o valor marginal para a Petrobras.
O custo alternativo do cliente considera as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos.
O valor marginal para a Petrobras é baseado no custo de oportunidade, levando em consideração a produção, importação e exportação do produto ou dos petróleos utilizados no refino.
No texto divulgado, o diretor de Logística, Comercialização e Mercados, Claudio Schlosser, afirma que o “modelo vai considerar a participação da Petrobras e o preço competitivo em cada mercado e região”.
Com a mudança, a Petrobras afirma que tem mais flexibilidade para praticar preços competitivos e que a estratégia mantém um patamar de preço que garante a realização de investimentos.
A estatal informou ainda que os reajustes vão continuar sendo feitos sem periodicidade definida, e evitando repassar variação de preços por causa das mudanças nos mercados internacionais.