logo Radioagência Nacional
Economia

Líderes do varejo brasileiro somam mais de R$ 1 trilhão em 2022

Baixar
Renato Ribeiro - Repórter Rádio Nacional
28/08/2023 - 16:34
Brasília

Os líderes do varejo brasileiro faturaram mais de R$ 1 trilhão em 2022. Um crescimento de R$ 150 bilhões em relação a 2021. Os números são da edição 2023 do ranking 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro que corresponde a 49% do mercado nacional.

As cinco maiores empresas, Carrefour, açaí, Magazine Luiza, Via e Americanas somaram o faturamento de quase R$ 286 bilhões ou 27%. O Carrefour lidera a lista com ganhos de R$ 108 bilhões. A empresa é a primeira na história a ultrapassar a marca dos R$ 100 bilhões em vendas anuais. Esse estudo foi feito pela SBVC, Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo divulgada agora em agosto.

Os dados apontam ainda que os cinco maiores shoppings virtuais foram responsáveis por quase 85% das vendas online realizadas no ano passado. É o caso das plataformas Mercado Livre, Americanas, Magazine Luiza, Via e Amazon.

A pesquisa destaca que a pandemia provocou aceleração e maior foco estratégico das empresas nas pautas de responsabilidade socioambiental, diversidade e inclusão. Esses elementos passaram a ser vistos como importantes no engajamento de clientes, colaboradores e de criação de ambiente favorável à inovação.

O desafio agora é conseguir levar a diversidade para níveis de liderança. Em 71 empresas, a participação feminina representa 56% dos colaboradores. E 84% dessas empresas possuem mais de 30% de cargos de liderança ocupados por mulheres. Em 55 companhias, pretos e pardos são 54% dos colaboradores e apenas 51% dessas empresas tem mais de 30% dos cargos de liderança ocupados por pretos e pardos.

x