Campanha da ONU contra fake news entra em campo, antes do futebol
Combater as fake news. Esse é o foco da campanha “Pause, Pense antes de compartilhar”, do projeto Verificado, uma iniciativa da ONU, Organização das Nações Unidas, para assegurar a confiança de uma informação. O lançamento acontece logo mais às 21h30, durante o clássico entre Vasco da Gama e Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro.
Jogadores das duas equipes vão entrar em campo, no estádio São Januário, zona norte do Rio, com uma faixa de divulgação da campanha, unidos pela mesma causa.
"Pause" é uma ação online global que convoca pessoas de todo o mundo para refletir sobre a disseminação de informações duvidosas e se engajar no mesmo propósito: parar e pensar antes de compartilhar. A campanha propõe uma mudança de comportamento e um novo uso das redes sociais no combate a desinformação.
Em princípio, a ONU colocou a ação em prática para combater a disseminação de informações falsas sobre a covid-19 e agora se transformou na primeira campanha global de mudança de comportamento sobre desinformação, que visa mobilizar especialistas e pesquisadores, governos, influenciadores, sociedade civil, empresas, órgãos reguladores e mídia sob uma única mensagem.
O projeto, coordenado no Brasil pelo Centro de Informação das Nações Unidas, conta com a colaboração da Purpose, uma das maiores organizações de mobilização social do mundo.