Quem comprou passagens para os Estados Unidos e ainda não conseguiu o visto para entrar no país precisa ficar atento. É que o sistema de emissão das permissões opera com capacidade reduzida desde o dia 20 de julho, por causa de uma falha técnica. Por conta disso, as seções consulares da Missão Diplomática no Brasil estão priorizando as solicitações atrasadas, além das emergenciais, e remarcando entrevistas. O processamento dos vistos também deve levar mais tempo do que o período normal, que é de dez dias úteis.
A médica Maria Zeneide Alves Sousa tinha entrevista agendada para o dia primeiro de agosto. Ela viaja para Orlando no início de setembro e a ida à seção consular em Brasília foi remarcada para o próximo dia 13. Zeneide aproveitou uma promoção para organizar a viagem. Só depois de comprar as passagens é que foi solicitar o visto. Constantino Karacostas, presidente da Abav, Associação Brasileira de Agências de Viagens, diz que não é recomendável comprar passagens ou pacotes promocionais por impulso, para só depois buscar o visto de entrada nos Estados Unidos.
Zeneide acredita que o visto vai sair a tempo de viajar, mas não pensou num plano B em caso contrário. A Abav recomenda que as pessoas que têm como destino os Estados Unidos, procurem seus agentes de viagens para reprogramar voos, estadas em hotéis e outros compromissos. No caso de itens comprados de forma avulsa, a orientação é verificar as condições de mudanças de datas.
Marcos Lopes, vice-diretor do Procon do Distrito Federal, esclarece que as agências não têm obrigação de arcar com as responsabilidades ocasionadas pelo atraso na emissão dos vistos, mas podem tentar facilitar a reprogramação das viagens. A Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil orienta as pessoas que têm algum tipo de dúvida ou reclamação a entrar em contato com as seções consulares onde solicitaram o visto.