Pesquisa divulgada no Centro de Mídia da Prefeitura do Rio de Janeiro apontou que o pessimismo do brasileiro foi revertido em orgulho durante a Olimpíada.
Segundo o diretor de planejamento da agência responsável pelo estudo, Sérgio Silva, apesar do clima de desconfiança e do medo de passar vergonha antes dos Jogos, durante a Olimpíada a opinião pública ficou mais otimista.
De janeiro de 2015 a 22 de agosto de 2016, foram realizados mais de 140 grupos de discussão com homens e mulheres, entre 18 e 45 anos de idade, da classe C, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. Ainda de acordo com Sérgio Silva, a pesquisa também mostrou que a intolerância diminuiu na internet durante a Olimpíada.
A maioria dos comentários misóginos esteve relacionada ao vôlei, tanto de praia quanto de quadra. As mensagens exaltavam a sexualidade das jogadoras ou desmereciam suas capacidades esportivas por falta de algum atributo físico.
Já as postagens homofóbicas estiveram mais relacionadas a modalidades esportivas como ginástica artística, saltos ornamentais, vôlei e rugby.