A celebração da Páscoa é uma ótima oportunidade para conscientizar as crianças sobre o seu significado. Enquanto isso, as indústrias de chocolate aproveitam a comemoração para vender os seus produtos.
As indústrias usam estratégias de marketing, com personagens nas embalagens e vendas casadas com brinquedos, apresentando uma linguagem diferenciada para atrair as crianças.
A pesquisadora do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) Laís Amaral afirma que a publicidade dirigida à criança estimula “o consumismo inconsequente e muitas vezes compulsivo”.
Laís Amaral ressalta que na Páscoa a publicidade incentiva “a compra excessiva de ovos”. A pesquisadora adverte que, muitas vezes, esses ovos têm menor qualidade nutricional o que ajuda a promover a obesidade e outras doenças crônicas relacionadas.
No caso dos pais resolverem dar ovos de Páscoa a seus filhos, Laís Amaral recomenda que se dê preferência aos artesanais, livres da publicidade abusiva e da venda casada de brinquedos com o produto comercializado.