Balanço de reclamações feitas ao Procon do Amazonas em 2019 apontam concessionárias de energia elétrica e de distribuição de água como líderes do ranking de reclamações. O órgão de defesa do consumidor traz dados de janeiro a novembro deste ano.
A Amazonas Energia é a líder com 34,11% das reclamações formalizadas. Em seguida vem a Águas de Manaus, com 12,45% de queixas.
Outras empresas citadas são as de telefonia, bancos, supermercados e lojas de eletrodomésticos.
Em nota, a Amazonas Energia informou que é a única empresa a atender 100% dos 4 milhões de habitantes do estado, distribuindo 12 milhões de faturas ao ano. E disse que vai continuar trabalhando para reduzir o número de reclamações.
A empresa ressaltou que os órgãos de defesa do consumidor são convidados a atuar a favor dos consumidores que pagam regularmente as faturas, auxiliando no combate a prática de desvio e furto de energia.
Já a empresa Águas de Manaus ainda não respondeu aos contatos da reportagem.