Em São Paulo, INSS vai testar drive thru para entrega de documentos dos segurados
O INSS vai testar a modalidade de drive thru para a entrega de documentos dos segurados pela Previdência Social.
A alternativa foi batizada como 'Exigência Expressa' e imita o sistema usado em lanchonetes para entrega de alimentos sem que a pessoa precise sair do carro.
Por enquanto, o drive thru é um projeto piloto e só vai funcionar nas agências do estado de São Paulo para as pessoas que deram entrada no pedido de benefícios e precisam entregar a documentação exigida para ter acesso a aposentadorias, pensões e auxílios.
Se funcionar, a modalidade pode ser ampliada e virar uma alternativa à entrega eletrônica de documentos pelo aplicativo Meu INSS ou pelo site do instituto.
Mas, mesmo usando o novo sistema, os beneficiários ainda vão precisar consultar o site, o aplicativo ou o telefone 135 para saber quais documentos precisam entregar na agência e para fazer a opção de entrega por drive thru.
Sobre o serviço telefônico é preciso estar atento. A ligação é gratuita de telefones fixos ou telefones públicos. Para telefones celulares, a tarifa é cobrada ao custo de uma ligação local.
Depois que tiver as informações, o segurado coloca as cópias dos documentos em um envelope e deposita tudo nas urnas que vão estar disponíveis nas agências de São Paulo, sem precisar ter contato com ninguém.
Com a pandemia do novo coronavírus, as agências do INSS estão fechadas em todo país desde o dia 24 de março.
O serviço de drive thru não vai funcionar para pedidos de antecipação do auxílio-doença.