A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou, nesta quarta-feira, planos para integração entre VLT e BRT na Zona Portuária da cidade. Durante a apresentação das próximas ações de intervenção no sistema dos ônibus articulados, o prefeito Eduardo Paes disse que a meta é contar com uma frota de 241 desses veículos até setembro.
Paes também anunciou a criação de um terminal do sistema de Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT, junto à Rodoviária Novo Rio, uma das principais portas de entrada da cidade. Dessa forma, a via expressa Transbrasil, que liga a zona Oeste à rodoviária, no centro do Rio, seria integrada ao VLT. A ideia é facilitar a mobilidade para quem se dirige ou sai da região central.
Durante o encontro, o prefeito admitiu o atraso nas obras do corredor Transbrasil, mas disse que a expectativa de conclusão até 2022 se mantém.Também presente no evento, a Secretária Municipal de Transportes, Maína Celidonio, informou que a prefeitura está revendo outros detalhes do projeto da via expressa.
Dos 297 ônibus articulados existentes, apenas 120 estão circulando. Os demais, ou estão inoperantes, ou precisam de um prazo longo de recuperação. A chefe da intervenção no BRT, Claudia Secin, explicou que o foco, nesse primeiro momento, são os veículos que precisam de pouco investimento para voltar a funcionar.
A intervenção no BRT, anunciada no dia 3 de março, deve se estender até a conclusão de uma nova licitação, processo que ainda não tem data definida.