O Dia das Mães está chegando, e neste ano, com a população mais protegida da pandemia de covid-19, aos poucos as visitas nas casas das famílias são retomadas. E, claro, muita gente não vai querer deixar a data passar em branco.
A procura por uma lembrancinha ou um presente mais especial já começou e é sempre bom se proteger dos abusos no comércio. Por isso, o Procon lançou a operação de fiscalização para o Dia das Mães.
O objetivo é garantir aos consumidores mais segurança nas compras dos presentes e educar os fornecedores acerca de boas práticas, além de reprimir o comércio abusivo.
David Guedes, que é advogado da área de Relacionamento do Idec, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, dá dicas para evitar decepções. E também explica o que fazer se der problema com a compra, como atraso na entrega ou dificuldades na troca do produto. Nesses casos, você pode procurar uma unidade do Procon. Ou ainda fazer a reclamação pelo aplicativo do Procon no celular ou pela internet.
Outra opção para queixas é a Proteste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, também pela internet.