Uma cartilha em quadrinhos vai orientar motoristas de ônibus do estado do Rio sobre os direitos das pessoas com deficiência física e mental e das pessoas idosas.
A publicação da Defensoria Pública traz dicas de como tratar essas pessoas com respeito e cordialidade no embarque, durante a viagem e no desembarque.
A cartilha foi construída com a participação de usuários da Defensoria Pública, a partir de situações de violações de direitos que vivenciam de forma recorrente no cotidiano.
A história é conduzida por um motorista que no primeiro dia de trabalho conhece uma passageira com transtorno mental, que tem direito à gratuidade e prioridade na fila e nos assentos. Ao longo do trajeto ele também tem contato com outros passageiros com deficiência e idosos.
A publicação é fruto do projeto “Inclusão, esse é o ponto”, criado em 2019 pela Defensoria Publica para conscientizar e despertar a empatia de motoristas de ônibus cujos trajetos atendem Centros de Atenção Psicossocial. Segundo a defensora pública, Gislaine Kepe, 150 motoristas passaram por uma capacitação.
Nilson dos Santos, motorista de ônibus há 27 anos, concorda que é importante ter mais orientações para atender melhor as pessoas com deficiência.
A versão on-line da cartilha em formato de Gibi está disponível no site da Defensoria Pública do Estado.