Bancos e instituições financeiras; empresas de telefonia, internet e TV; e companhias aéreas. Esses os serviços que mais provocam dor de cabeça aos usuários brasileiros. A constatação está no levantamento do Ministério da Justiça, que levou em conta as reclamações no ano passado.
O portal consumidor.gov.br recebe reclamações de consumidores que tiveram problemas com empresas. Pela internet, é possível que a companhia e o cliente resolvam os conflitos, sem mediação. E quem lidera o ranking de reclamações na plataforma do governo federal é a de telefonia, Oi. Seguida do Grupo Bradesco e da Claro.
O Ministério da Justiça também divulgou a lista das empresas com mais reclamações nos Procons de todo o país. E as três mais denunciadas são do setor de telecomunicações, de novo: a Oi e a Claro. E aparece também a Vivo.
Em 2022, os Procons atenderam mais de 1,6 milhão reclamações. E a plataforma consumidor.gov.br resolveu mais de 1,2 milhão conflitos, 77% do total de reclamações no portal.
Entre os principais problemas que tiram a paz dos clientes estão: cobrança indevida; propaganda enganosa; e produtos danificados ou dificuldade de troca. Apesar de liderarem as denúncias sobre problemas nos serviços ou no atendimento, as companhias de telefonia, pelo menos, tiveram o mais alto índice de resolução dos casos.
Procurada pela nossa equipe, a Claro informou que não vai se manifestar sobre o assunto. A Vivo disse buscar a satisfação dos clientes, na resolução das demandas. Já a Oi afirmou que “qualquer avaliação sobre reclamações deve considerar o total de clientes da região” e que o setor de telecomunicações é o que apresenta o maior índice de solução de demandas.
O Grupo Bradesco não respondeu até o fechamento desta reportagem.