O número cada vez maior de carros nas ruas deixa as cidades congestionadas, as pessoas irritadas e o ar mais poluído. Nesta sexta-feira, Dia Mundial sem Carro, vale a reflexão sobre trocar o automóvel por meios mais sustentáveis, como a bicicleta.
Um modo de transporte mais limpo, barato e saudável, como diz Renato Martins, que pedala vinte quilômetros para ir e voltar do trabalho em Brasília.
Para fechar a Semana Nacional da Mobilidade, o Ministério das Cidades lança a Estratégia Nacional de Promoção da Mobilidade por Bicicleta. Um guia para criação de um plano para estimular esse modal nas cidades.
O documento traz diretrizes para que, até 2030, a bicicleta represente um quarto da mobilidade no país. São sugestões como integrar municípios, obrigar bicicletários em novos empreendimentos e implantar ciclovias seguras ao longo de rodovias, ferrovias e linhas de transmissão.
A União de Ciclistas do Brasil participou da elaboração da estratégia. A Diretora Financeira Ana Carboni, diz que a legislação já prioriza a mobilidade ativa, como a bicicleta. O que falta é um plano de ação para os municípios.
Ana Carboni destaca que é preciso mais vias e segurança para atrair novos ciclistas.
De acordo com pesquisa da Aliança Bike, as 27 capitais brasileiras juntas têm pouco mais de 4 mil quilômetros de ciclovias.