Uma pesquisa do IPEA mostra como os serviços de transporte por aplicativo podem influenciar as desigualdades sociais no país e o acesso a oportunidades de trabalho.
Uma das conclusões é que só é vantagem usar o transporte por aplicativo em vez de transporte público coletivo, para ter acesso a ofertas de emprego, quando o percurso a ser percorrido é de até 40 minutos.
Esses dados são do estudo sobre Custo Monetário e Tempo de Viagem, publicado nesta quarta-feira, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, em parceria com a Universidade de Toronto, no Canadá. O documento avalia também que o impacto dos gastos com aplicativos, como a Uber, no orçamento individual da população para deslocamento casa-trabalho, pode comprometer entre 10% e 40% da renda mensal.
Uma das inovações da pesquisa é que ela procurar captar os efeitos do dilema que contrapõe custos monetários e tempos de viagens para investigar como a acessibilidade urbana pode ser ampliada por serviços de transporte individual por aplicativos.
O técnico de planejamento e pesquisa na Coordenação-Geral de Ciência de Dados e Tecnologia da Informação do Ipea, Rafael Pereira, explica que uma das saídas para diminuir esse número seria a melhor distribuição de residências e postos de trabalho nessas áreas.
O estudo usou dados agregados de 152 milhões de viagens realizadas na cidade do Rio de Janeiro, entre 8 de março e 20 de dezembro de 2019, fornecidos pela Uber. Além disso, pesquisadores também analisaram informações sobre a distribuição espacial do número de pedidos de viagem e dos tempos que os passageiros esperaram pela chegada do motorista após a confirmação da corrida.