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BTG Pactual lidera ranking de reclamações do Banco Central

A informação foi divulgada nesta quinta-feira (25) pelo Banco Central
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Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional
25/01/2024 - 19:28
Brasília

O banco BTG Pactual ficou em primeiro lugar no ranking de reclamações contra instituições financeiras no último trimestre do ano passado.

A lista feita pelo Banco Central foi divulgada nesta quinta-feira (25) e leva em consideração os 15 maiores bancos do país.  

As maiores queixas para o líder da lista foram sobre irregularidades relativas à integridade, confiabilidade e segurança, além de informações inadequadas sobre o cartão de crédito, segundo o BC.

O PagBank ficou em segundo lugar no ranking. As reclamações mais frequentes foram sobre irregularidades no acompanhamento de conta de pagamento e bloqueio de valores ou de conta.

Os dois primeiros colocados no ranking do Banco Central têm juntos 54 milhões de clientes.

No Bradesco, que ficou na 3ª posição, e no Itaú, na 10ª, as queixas foram sobre irregularidades relativas à integridade, confiabilidade e segurança.

Outra reclamação frequente no Itaú foi a de prestação de informações sobre a conta de forma inadequada. E no Bradesco, débito em conta não autorizado.

Esses dois bancos privados reúnem mais de 200 milhões de clientes, praticamente o mesmo número dos dois maiores bancos públicos do país: a Caixa Econômica e o Banco do Brasil.

A Caixa, inclusive, ficou na 7ª posição. Entre as queixas mais frequentes, aparece a prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada.

O 13º lugar ficou com o BB. E a invasão de conta está entre as maiores reclamações dos clientes.

A gerente-geral da Ouvidoria do Banco do Brasil, Karine Etchepare Wernz, disse que a colocação é resultado do trabalho da Ouvidoria.

Em nota, a Caixa disse que realiza ações contínuas de melhoria com o objetivo de garantir a satisfação de seus clientes e reduzir cada vez mais o número de reclamações. E destacou uma leve melhora em relação ao ranking anterior.

O Bradesco, também em nota, disse que acompanha todas as manifestações por meio da Ouvidoria e que realiza um intenso trabalho no encaminhamento de soluções para reduzir os índices de reclamação.

Nós não tivemos retorno dos bancos Itaú, Pagbank e BTG Pactual.

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