Bancos adotam medidas emergenciais para retomar atividades no RS
Em meio à devastação provocada pelas cheias no Rio Grande do Sul, a Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, quer garantir aos gaúchos a retomada das atividades bancárias no estado. E, com esse objetivo, convocou a Febraban, Federação Brasileira de Bancos, para ajustar um protocolo que permita essa retomada.
As primeiras medidas emergenciais preveem isenções, reavaliação dos valores das tarifas e ampliação das linhas de crédito. A Secretaria Nacional também defende, entre outras ações, a flexibilização de carência e prazo nas ofertas de crédito para famílias e empresas, com revisão de taxas; prorrogação por 90 dias dos contratos dos clientes impactados pelos temporais, suspensão da cobrança dos contratos em atraso curto e suspensão de cobrança por até três meses nos contratos de financiamento habitacional, desde que solicitado pelo interessado.
Além das medidas voltadas para os clientes, são propostas aos bancos ações que se estendem à área social, como o direcionamento de doações para a campanha emergencial SOS Rio Grande do Sul e alertas sobre golpes na ajuda às vítimas das enchentes.
Nas conversas com a Febraban, a Secretaria Nacional do Consumidor defende que os canais digitais funcionem de forma a garantir maior segurança e conforto à população. No caso das agências bancárias, é preciso orientar os clientes para que só compareçam em situações imprescindíveis. Os canais de atendimento por telefone permanecem funcionando normalmente, assim como as operações via Pix.