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Senacon notifica a empresa ViagensPromo por cancelamentos de voos

A empresa terá que informar quantos clientes e voos que foram afetados
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Vitor Mendes - Estagiário da Rádio Nacional
20/03/2025 - 20:38
Brasília

A empresa ViagensPromo foi notificada pela Secretaria Nacional do Consumidor, Senacon, para explicar cancelamentos, sem prévia comunicação aos clientes, de voos fretados a partir da última segunda-feira. 

No prazo de cinco dias, que começa a contar a partir do recebimento do aviso, a empresa ViagensPromo terá que informar à Senacon sobres os cancelamentos, quantidade de clientes que foram impactados, os destinos afetados e os procedimentos que foram adotados para diminuir os danos.

A Senacon reafirma que cancelamentos de voos sem que os passageiros sejam notificados previamente e não tenham recebido a assistência devida é uma violação grave dos direitos dos consumidores.

O Código de Defesa do Consumidor, que estabelece um conjunto de regras que protegem o cliente, foi usado como base na notificação à ViagensPromo.

A operadora de viagens terá que informar a Senacon se houve aviso prévio sobre esses cancelamentos, se os clientes tiveram assistência e quais os planos para ressarcir os afetados. Sanções vão ser aplicadas se o prazo de resposta não for cumprido.

A Senacon também pediu explicações sobre acordos da empresa com a Gol Linhas Aéreas, companhia envolvida na operação de voos.

A Associação Brasileira de Agências de Viagens - secção de São Paulo, divulgou nota nesta quinta-feira informando que retirou a ViagensPromo do seu quadro de associados. No comunicado, a Abav-SP reforçou a cobrança por um posicionamento claro da operadora em relação às dificuldades financeiras e operacionais que vêm afetando o setor.

A entidade afirmou que está acompanhando a situação de perto e estuda medidas para oferecer suporte às agencias impactadas.

*Com supervisão de Roberto Piza

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