Os serviços online da Prefeitura do Rio de Janeiro continuam fora do ar nesta terça-feira (16), depois de um ataque hacker. O problema está impedindo a emissão de nota fiscal eletrônica e algumas unidades de saúde não conseguem registrar pedidos de exames e consultas no sistema de regulação.
Além disso, os centros de referência em assistência social também não podem realizar inscrição do CadÚnico, a plataforma que garante acesso a uma série de programas de auxílio.
De acordo com a Prefeitura, o ataque ocorreu na madrugada de segunda-feira e desde então os técnicos do Iplan, a empresa municipal de informática, tentam recuperar a central de dados, mas ainda não há previsão de quando o sistema será restabelecido.
O portal, com todos os serviços associados, foi retirado de ar de forma preventiva, para resguardar as informações. Em nota, a administração garantiu que tem procurado amenizar os transtornos para os cariocas. E afirmou que o problema não afetou o funcionamento das unidades de saúde, nem das escolas municipais. O Centro de Operações, a Central 1746 e o aplicativo Taxi Rio também estão operando normalmente.