Em tempos de pandemia, as pessoas do nosso convívio têm um papel importante em nossas decisões e podem nos influenciar nos cuidados com a saúde. É o que mostra um estudo do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais.
De acordo com a pesquisa, o raio de influência pode se multiplicar até 700% se os formadores de opinião influenciarem positivamente cerca de 10% da população sobre a importância do isolamento social e as medidas de higiene para prevenir a covid-19, além do uso correto de máscaras e álcool em gel.
Segundo o coordenador da pesquisa, professor Eric Araújo, o estudo mostra que a influência dentro de uma rede interpessoal tem um grande potencial para se espalhar.
Nesse sentido, a pesquisa dele demonstrou também a grande importância de campanhas publicitárias oficiais no combate à covid-19.
O estudo foi premiado na nona edição do Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining. O pesquisador Eric Araújo dará sequência à pesquisa para avaliar e comparar a atuação das agências de saúde na disseminação dessas informações em diferentes países.
*Produção: Marcela Rebelo