As estradas do Brasil podem ficar sem manutenção. O motivo é o atraso de 120 dias nos repasses do governo para as empresas responsáveis. A dívida chega a R$ 1,8 bilhão.
A informação é da Aneor, a Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias.
Segundo a associação, os repasses que vêm acontecendo não são suficientes para que os serviços sejam feitos plenamente. Isso porque aumenta o valor das matérias-primas, mas o repasse do governo não acompanha esse crescimento.
O asfalto, por exemplo, que representa 45% dos custos das obras, teve um aumento de 35%, e esse valor não foi considerado.
Atualmente as 252 empresas responsáveis pelos 475 contratos deste ano, já estão com os serviços reduzidos em 40%.
O presidente da Aneor, José Alberto Ribeiro, afirma que a má conservação das estradas traz problemas tanto financeiros quanto de segurança.
A reportagem procurou o DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, que é responsável pelos repasses da União para as empresas, mas o órgão encaminhou o pedido de entrevista ao Ministério dos Transportes. Até o fechamento desta matéria, não obtivemos retorno da pasta.