logo Radioagência Nacional
Economia

Trocando em Miúdo: Campanha incentiva comprar do pequeno empresário

Baixar
Apresentação Eduardo Mamcasz
15/09/2015 - 02:00
Brasília

Olá prezada pessoa cidadã. Compre do pequeno. Este é o nome da campanha que o Sebrae, junto com outras organizações, está levando à coleta de milhares de assinaturas de micros e pequenos empresários que estão precisando se reinventar para não entrar no ciclo da crise que atinge a economia brasileira.

 

É como diz o coach financeiro Robson Profeta ao conversar com a gente sobre o índice de confiança do micro e pequeno empresário:

 

Sonora: "Alguns deles já conseguem enxergar essa necessidade de sobrevivência através de uma melhora no processo produtivo. Você tem que olhar para dentro de casa, fazer uma melhor aquisição, uma compra em escala, para conseguir uma redução de custo interno para que você possa, por exemplo, manter sua margem de lucratividade."

 

Mas voltando para a campanha compredopequeno.com.br. É onde estão as informações na internet.

 

Se o pequeno, ou seja, o povo, comprar do pequeno, acontece o quê, entre outras coisas. Primeiro, que o pequeno comércio ou serviço está perto da sua casa, onde o dinheiro vai continuar sendo aplicado perto de você, no seu bairro, na sua comunidade.

 

Mas, se pensar maior, segundo os dados do Sebrae, os micros e pequenos empresários são responsáveis por 52% dos empregos no Brasil.

 

Continuando com a prosa que parece pequena, mas não é, mesmo sendo miúda.

 

Vamos aos números. A força dos pequenos negócios, Sebrae. São mais de 10 milhões de pequenos negócios no Brasil. Movimentam R$ 3,5 milhões por ano. As micro e pequenas empresas respondem por 27% do PIB. Está lembrado? A soma das riquezas produzidas dentro do Brasil, Produto Interno Bruto.

 

Responsável por 52% dos empregos com carteira assinada. Isto dá cerca de 17 milhões de vagas de trabalho. 

 

Sonora: "Basta você selecionar 20 pessoas do seu ciclo e avaliar quantas pessoas trabalham em pequenas e médias empresas e quantas trabalham em grandes corporações. A grande maioria do mercado, da economia, é formada por pequeno e médio empresário. O poder dessa massa da economia é enorme."

 

Pronto, compre do pequeno. Por enquanto, as assinaturas e o apoio, em cursos e divulgação, do Sebrae. Dia cinco de outubro, o lançamento, o cartaz que cada pequeno negócio terá na frente de sua loja, estabelecimento ou o que for. Em menos de vinte dias, já há mais de 50 mil interessados em todo o Brasil. Todos os detalhes estão na internet: www.compredopequeno.com.br


Na página, o pequeno empresário pode baixar, de graça, o material para que ele possa garantir que, de fato, é um pqueno negócio e que participa da campanha dirigida ao cliente, que será incentivado a comprar do pequeno.

 

Qualquer coisa, mande um email para a gente: emconta@ebc.com.br e conte se já está, ou pensa em participar.

 

Então, tá.
Obrigado pela boa companhia
Inté e Axé.

 

Trocando em Miúdo: Programete sobre temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É publicado de segunda a sexta-feira.

 

x