Existem cerca de 20 mil micro e pequenos empreendimentos formais de brasileiros no mundo. Os Estados Unidos concentram a maior parte deles, com 9 mil. Em seguida estão o Japão, com mil e 500, e a França, com 1.320. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo Ministério das Relações Exteriores.
Os produtos mais comercializados por esses negócios são do chamado Mercado da Saudade, aqueles que os brasileiros sentem mais falta quando saem do país: feijão, pão de queijo e tapioca.
Além de alimentos, vestuário e outros bens de consumo, os empreendimentos englobam também serviços como salões de beleza, academias de musculação, de dança e de capoeira. E embora tenham identidade brasileira, atraem clientela estrangeira, como japoneses em aula de samba, americanos em aula de zumba, e capoeiristas estrangeiros.
O levantamento do Itamaraty levou em conta os micro e pequenos empreendedores formais, mas há muitos outros que não entraram na estimativa. Apenas nos Estados Unidos, a estimativa é que quase 50 mil brasileiros desenvolvam atividades autônomas informais.





