Foi leiloada nesta quinta-feira a concessão da rodovia de integração do Sul.
São mais de 470 km de estradas que reúnem trechos de quatro rodovias federais e que passam por 19 cidades do Rio Grande do Sul.
Agora a administração da rodovia fica a cargo da CCR, que vai poder instalar sete praças de pedágio e se comprometeu a cobrar uma tarifa máxima de R$ 4,30.
Um deságio de cerca de 40% em relação ao teto definido pelo Governo Federal, que era de R$ 7,24.
Para chegar a esse montante, a concessionária vai ter que garantir um aporte de 1 bilhão e 300 milhões de reais como garantia de que tem capacidade de investimento.
A concessão vai durar 30 anos.
O leilão aconteceu na bolsa de valores de São Paulo e começou com mais de meia hora de atraso para esperar o ministro de Minas e Energia Wellington Moreira Franco.
Ele foi o responsável por desenhar o programa de privatizações do governo, o PPI, e lembrou que, com o leilão da rodovia de integração do Sul, foram realizados 105 leilões de concessão nos últimos dois anos.
A previsão é de que, até o final do mês, seja leiloada a Lotex, loteria da Caixa Econômica Federal, um terminal portuário e 18 linhas de transmissão de energia.
Já a Ferrovia Norte-sul, 12 aeroportos e quatro terminais portuários, cujos editais devem ser publicados ainda este ano, só devem ser leiloados no governo de Jair Bolsonaro.