Pandemia afetou padrão de leitura de 75% de crianças entre 7 e 8 anos
![REUTERS / Amanda Perobelli/direitos reservados Criança pendura mochila na cadeira de sala de aula da escola Thomaz Rodrigues Alckmin, no primeiro dia de retorno das escolas do estado de São Paulo para atividades extracurriculares em meio ao surto de coronavírus (COVID-19) em São Paulo,](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, divulgou os últimos dados disponíveis sobre o impacto da pandemia na aprendizagem das crianças no mundo: mais de 635 milhões de estudantes continuam afetados pelo fechamento total ou parcial das escolas.
No Brasil, o relatório global destaca que em vários estados brasileiros, três em cada quatro crianças do 2º ano estão fora dos padrões de leitura, número acima da média de uma em cada duas crianças, de antes da pandemia. O documento aponta ainda que um em cada dez estudantes de 10 a 15 anos relatou que não planeja voltar às aulas assim que sua escola reabrir.
De acordo com informações do CONSAD, Conselho Nacional de Secretários de Educação, na grande maioria dos estados brasileiros, as aulas serão retomadas em fevereiro de forma 100% presencial.
Para Julia Ribeiro, oficial de educação do UNICEF no Brasil, é fundamental nesse momento investir na busca ativa de alunos.
A professora de Educação Infantil, Juliana Côrte Imperial, vivencia os dois lados do problema, já que também é mãe de um adolescente de 16 anos, que acabou sendo reprovado nos dois últimos anos da pandemia. No primeiro, por escolha própria. Juliana avalia que os prejuízos vão muito além da aprendizagem.
Para o filho de Juliana, Pedro Henrique Côrte Imperial Borges, que permaneceu no 9º ano do ensino fundamental, o sistema de estudo remoto é bastante ineficiente e não consegue substituir o papel da escola.
O relatório do UNICEF confirma que além da perda de aprendizado, o fechamento das escolas afetou a saúde mental das crianças e adolescentes. Outros impactos importantes também apontados no documento são o aumento dos riscos de abusos e a redução do acesso de crianças à alimentação regular.
Mais de 370 milhões de crianças em todo o mundo ficaram sem a merenda escolar durante o fechamento das escolas, perdendo o que é, para muitas delas, a única fonte de alimentação e nutrição diária.
* Com produção de Daniel Lima.
![Reuters/Carlos Barria/Proibida reprodução FILE PHOTO: U.S. President Donald Trump signs documents as he issues executive orders and pardons in the Oval Office at the White House on Inauguration Day in Washington, U.S., January 20, 2025. Reuters/Carlos Barria/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Frame EBC Rio de Janeiro (RJ) 13/04/2024 - Epidemia de dengue no Brasil é o tema do Caminhos da Reportagem deste domingo
Frame EBC](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 03/02/2025 - Presidente do Senado Federal Davi Alcolumbre, presidente do STF Roberto Barroso, presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Câmara dos Deputados Hugo Mota durante sessão Solene de Abertura do Ano Judiciário do STF. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Polícia Federal Brasília/DF - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (8/2) a Operação Tempus Veritatis para apurar organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito. Foto: Polícia Federal](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![ASCOM/FUNAI Ministério dos Povos Indígenas informou nesta quarta-feira (16) que a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) vai dar prosseguimento à regularização da Terra Indígena Tekoha Guasu Guavira, no Paraná. Foto: ASCOM/FUNAI](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 26/01/2025 - Forte chuva causa alagamento na entrada do estádio do MorumBIS. Foto Paulo Pinto/Agencia Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)