Prova do Enem chegando e todas as informações sobre o exame estão na página do participante, na Internet. Caso o estudante esqueça a senha, é possível verificar e recuperar o login na plataforma gov.br.
A senha é necessária para consultar informações importantes como o local e horário de prova. Ela também deve ser utilizada para conferir os resultados e fazer inscrição em programas de acesso à educação superior, de bolsa de estudos ou de financiamento estudantil.
Então, se não lembra seus dados de acesso, basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF para fazer a verificação e clicar em “Avançar”. Em seguida, é só clicar em “Esqueci minha senha”. Existem diversas formas de recuperar a conta: por meio do aplicativo Meu gov.br, de bancos credenciados, do Internet Banking de bancos conveniados, por e-mail ou por mensagem de texto (SMS). O participante deve selecionar uma das opções para gerar uma nova senha para sua conta.
Esse acesso único ao gov.br faz parte do processo de unificação de todos os serviços digitais dos órgãos públicos. É necessário se cadastrar somente uma vez para ter acesso liberado a todos os serviços prestados. O cadastro garante maior segurança e transparência na utilização dos sistemas.
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. As provas deste ano acontecem nos dias 13 e 20 de novembro e os resultados são divulgados, normalmente, no mês de março.