Fórum da Água: comércio do DF busca estratégias para atrair visitantes e aquecer economia
Depois de sete edições, o Conselho Mundial da Água elegeu o Brasil para sediar a oitava, pela primeira vez no Hemisfério Sul do Globo Terrestre. E Brasília se prepara para receber milhares de visitantes de todo o mundo, entre 18 e 23 de março. O Fórum vai acontecer no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Estádio Nacional Mané Garrincha.
Pela cidade, o comércio se prepara e busca estratégias para atrair visitantes e aquecer a economia. O Subsecretário de Promoção e Marketing da Secretaria de Turismo de Brasília, Sandro Cunha, revela que esta é uma oportunidade de a capital ser mostrada a estrangeiros, além da visibilidade política da mídia.
O presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes do Distrito Federal, Jael Antônio da Silva, conta que a expectativa de ocupação da rede hoteleira é de até 85 por cento, taxa considerada “muito boa”, já que em alta temporada a porcentagem de ocupação chega a 50.
Para atrair o consumo dos turistas e moradores, ele conta que o Sindhobar é um dos apoiadores do Festival Gastronômico de Brasília, que vai acontecer justamente nos dias do Fórum.
O Presidente da Fecomércio, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal, Adelmir Santana, destaca que outros setores também podem se planejar para o período.
A empresa de turismo oficial do evento conta que já recebeu mais de dez mil inscrições de 120 países. A expectativa é que 35 mil visitantes circulem entre a Vila Cidadã e a Feira.
A vila vai ser o espaço de debates, palestras, exposições, filmes, artesanato, talk shows e espaço gourmet, local onde atividades educativas e culturais devem se concentrar. A programação e o espaço para inscrições estão, em português, no site worldwaterforum8.org//