Durante todo o mês de junho as ouvidorias de órgãos públicos vão promover uma ação para mostrar ao cidadão que cada um pode, e deve, cobrar melhorias nos serviços públicos prestados em sua cidade.
Serão 30 dias de atividades com o propósito de divulgar os canais de diálogo que os moradores têm disponíveis com as ouvidorias de seus municípios.
A Maratona em Defesa dos Usuários dos Serviços Públicos marca o aniversário de quatro anos da lei 13.460, de 2017, que fala justamente isso: que o cidadão pode participar da defesa dos serviços públicos.
O ouvidor-geral da união, Valmir Dias, conta como será a mobilização: “Cada unidade nos ajudará a inundar as redes sociais de nossas instituições com a mensagem de que os usuários importam ao Estado, e de que a ouvidoria pública está de portas abertas para acolhê-los e atendê-los em suas demandas individuais e, principalmente, para transformá-las em soluções coletivas.”
As ouvidorias já podem preencher o formulário de participação disponível na página gov.br/ouvidorias e informar qual ação será desenvolvida. No mesmo endereço, estão disponíveis cards e áudios para veiculação nas redes sociais de cada ouvidoria. A mensagem é sempre a de encorajar o cidadão a recorrer às ouvidorias para denunciar, reclamar, solicitar, sugerir e elogiar os serviços públicos prestados em sua cidade.