O Procon do Rio de Janeiro registrou aumento no número de reclamações de consumidores, durante este período de pandemia do novo coronavírus. Entres os dias 27 de fevereiro e 15 de junho, os canais de atendimento da autarquia receberam mais de 17 mil demandas. Um aumento superior a 50% no número de reclamações.
Segundo o Procon, com o aumento das compras pela internet, o setor de entregas passou a liderar a lista das queixas da população, seguido dos setores de turismo e de viagens.
Estes dois casos, se explicam pela disparada nos cancelamentos e necessidade de adiar reservas devido ao coronavírus.
Em terceiro lugar estão reclamações relacionadas a preços abusivos praticados nas vendas de material de proteção individual, como álcool em gel, luvas e máscaras.
O aumento do preço dos alimentos também está na lista das principais reclamações por parte dos consumidores, assim como as mensalidades de instituições de ensino e
academias de ginástica.
O empresário Antônio Guerra, de 59 anos, conta que teve problemas para cancelar a matrícula em uma academia da cidade.
Para receber e apurar as denúncias, o Proncon informa que adotou uma série de medidas, que resultaram em mais de 831 notificações de empresas dos setores mais demandados, gerando autuações, atos e abertura de processos administrativos.