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Cartilha tenta prevenir discriminação contra entregadores

Até outubro, IFood registrou 310 casos de discriminação racial
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Leandro Martins
06/12/2024 - 15:57
São Paulo
Rio de Janeiro (RJ) 06/03/2024 – Entregadores de aplicativo trabalham na região do Centro. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil

Foi lançada nesta sexta-feira (6) a Cartilha de Direitos e Acesso à Justiça para entregadores, estabelecimentos e clientes da IFood, a maior plataforma de entregas de alimentos no país.

O objetivo da iniciativa – que é uma parceria com o Ministério da Justiça e a Black Sisters in Law, organização mundial de advogadas negras - é prevenir a discriminação de entregadores.

De acordo com dados da Black Sisters, atualmente, quase 70% dos 310 mil entregadores da plataforma de delivery são pretos; e, entre janeiro e outubro deste ano, foram registrados 301 casos de discriminação racial.

Além da valorização dos entregadores, a cartilha pretende reduzir conflitos com os clientes.

O documento explica, por exemplo, a diferença entre os tipos de discriminação; e mostra como identificar e denunciar situações de preconceito no cotidiano dos entregadores.

Já para eles, há dicas sobre segurança no trânsito e como agir em abordagens policiais.

Para os clientes, a cartilha explica por que é importante receber pessoalmente as mercadorias na portaria de um condomínio ou no portão da casa, e mostra como se prevenir de golpes e realizar denúncias pelo aplicativo.

A advogada Dione Assis, do grupo Sisters in Law, afirma que os entregadores devem procurar a justiça quando forem vítimas de agressões ou preconceito, para não naturalizar esses comportamentos:

"Para que ele abra a cartilha, entenda o que aconteceu com ele e identifique: 'isso aqui foi um crime. Então eu posso muito bem buscar a reparação em razão desse crime que foi cometido contra mim'. Por que? O cliente está acostumado a não receber notificação. E no dia seguinte, tá tudo bem a vida dele. Tá normal a vida dele. O entregador tá tá: abalado, não querendo voltar para plataforma..."

Cartilha de Direitos do IFood será distribuída em versões impressa e digital, e disponibilizada no site institucional do iFood, entre outros canais, para chegar aos entregadores, aos 350 mil restaurantes e aos 55 milhões de clientes cadastrados.

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